Por Camila Coimbra
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Diversos viadutos no Distrito Federal necessitam de reparos estruturais, mas nenhum apresenta risco de interdição iminente, segundo informações da Diretoria de Edificações da Novacap e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). Entre as estruturas que estão passando por obras de recuperação, temos os viadutos 10 e 11, localizados na Asa Norte. Já os viadutos do Buraco do Tatu, na área central de Brasília, permanecem em estado de alerta, aguardando intervenções, mas sem data para revitalização.
De acordo com o levantamento feito pela Novacap, os viadutos 10 e 11 da Asa Norte estão em processo de recuperação estrutural. Outras estruturas da região, como os viadutos 7, 9 e 69, também apresentam a necessidade de reparos futuros. Na Asa Sul, a maioria dos viadutos já foi recuperada, exceto aqueles que ficam sobre o Buraco do Tatu, que continuam em estado de atenção. A pasta informa que os reparos no Buraco do Tatu ainda não começaram devido ao impacto que as obras causariam no trânsito da cidade.
“A falta de manutenção preventiva em viadutos pode levar a graves consequências, como desmoronamentos e quedas de partes da estrutura, especialmente durante períodos de chuva”, explica a arquiteta urbanista Renata Cicarrini. Ela ressalta que, durante a época de chuvas, a umidade penetra no concreto, enfraquecendo a estrutura ao longo do tempo.
Renata destaca também os sinais mais comuns de deterioração: rachaduras, crescimento de vegetação nas juntas de dilatação e infiltrações. “Esses problemas, quando não tratados a tempo, podem comprometer seriamente a integridade da estrutura. As rachaduras são indicativos de desgaste, e a vegetação que cresce entre as juntas é um sinal de infiltração”.
Para evitar esses problemas, a arquiteta defende a necessidade de manutenção regular e preventiva. “Se houver uma equipe especializada fazendo inspeções periódicas, muitos acidentes poderiam ser evitados. Problemas como rachaduras e infiltrações devem ser identificados e corrigidos antes de se agravarem”, conclui.
O DER-DF é responsável pela manutenção de 358 obras de arte especiais, que incluem viadutos, pontes e passarelas, e informou que nenhuma dessas estruturas está em situação emergencial. De acordo com o órgão, todos os viadutos sob sua jurisdição são inspecionados anualmente por empresas especializadas que avaliam as condições estruturais e de durabilidade. Até o momento, não foi registrada nenhuma estrutura com necessidade de interdição parcial ou total.
As obras de reparo são realizadas de maneira contínua, com serviços sendo executados diretamente pelo DER-DF ou, quando necessário, por empresas contratadas. Um exemplo é a recuperação de três pontes sobre o Córrego Guará, na DF-003 (EPIA), que estão passando por intervenções para garantir sua durabilidade.
Embora os viadutos do Eixão Norte e do Eixão Sul apresentem sinais de desgaste, o DER-DF esclareceu que essas estruturas não estão sob sua responsabilidade. Não há previsão de interdição permanente dessas vias, apenas bloqueios temporários durante a execução de reparos. O DER-DF também disponibiliza em seu site o andamento das obras em execução, permitindo que a população acompanhe os trabalhos em tempo real.