SEJA UM PARCEIRO DICAS LAGO NORTE MAIOR INFLUENCER DO BAIRRO MAIS DE 16MIL SEGUIDORES NO INSTAGRAM

Operação da 9ª DP do Lago Norte prende trio por golpe do resgate de pontos bancários contra idosos.

Na manhã desta quinta-feira (12/06), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 9ª Delegacia de Polícia do Lago Norte, prendeu três indivíduos envolvidos em um esquema de estelionato relacionado ao falso resgate de pontos bancários e milhas.

A investigação apurou que os criminosos se passavam por representantes de instituições financeiras ou programas de fidelidade para enganar as vítimas. Utilizando-se de técnicas de engenharia social e informações pessoais obtidas de forma ilícita, os golpistas convenciam as vítimas a realizar transferências bancárias sob o pretexto de “resgatar” pontos acumulados ou milhas prestes a expirar.

Uma das vítimas identificadas, uma idosa de 74 anos moradora do Lago Norte, teve um prejuízo de R$ 100 mil. Os investigados utilizavam linhas telefônicas em nome de laranjas e perfis falsos em aplicativos de mensagens para se comunicar com as vítimas, sempre com o objetivo de obter dados sensíveis e induzi-las a transferir valores em nome de supostos benefícios.

A operação deflagrada hoje cumpriu mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Os investigados responderão por estelionato e associação criminosa.

O Delegado-Chefe Adjunto da 9ªDP, Ronney Marcelo, reforça a orientação para que a população fique atenta a contatos suspeitos e não forneça dados pessoais ou bancários sem a devida verificação da identidade do solicitante.

“Se receber mensagens com links, não clique, os golpistas gostam de usar links para te direcionar a sites falsos ou acessar remotamente o seu dispositivo. Nunca compartilhe informações pessoais, como o número de cartão de crédito ou senhas, em resposta a mensagens ou ligações”, informou Ronney Marcelo.