A Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou vídeo do local onde estão os destroços do submarino Titan, que implodiu no fundo do Oceano Atlântico, em junho de 2023. Os cinco tripulantes do veículo morreram.
Na segunda-feira (16/9), a Guarda Costeira já havia divulgado um registro fotográfico do que restou do veículo submarino. Embora as imagens tenham sido divulgadas apenas agora, o vídeo tem a marcação da data de 6 de junho de 2023. Apesar disto, no link da guarda, não consta a data da gravação. Em 15 de junho deste ano, as apurações do caso foram prorrogadas pelo órgão investigador. Inicialmente, o prazo para os trabalhos seriam de 12 meses.
“Essa descoberta levou à conclusão definitiva da perda catastrófica do submersível Titan e à morte de todos os cinco tripulantes a bordo”, disse o relatório da investigação apresentando no primeiro dia de audiências sobre o caso.
Veja o vídeo do submergível no fundo do mar:
O trabalho da guarda tem agendas audiências públicas sobre o caso. Elas devem ser realizadas até o fim da próxima semana. Um relatório será enviado pela Guarda Costeira ao governo dos EUA após a conclusão da investigação.Vídeo: veja destroços do Titan sendo localizados no fundo do oceano.
Outro trecho do relatório, que foi apresentado nesta semana, mostra qual foi a última mensagem enviada pelos tripulantes. A comunicação foi enviada ao navio de apoio, que orientava o caminho do submergível. “Está tudo bem aqui”, foi a última frase compartilhada a partir do submergível.
Submarino Titan da OceanGate desapareceu durante tour aos destroços do Titanic
OceanGate / Handout/Anadolu Agency via Getty Images
Local da Implosão
Arte/Metrópoles
Foto da traseira da embarcação Titan
Reprodução / AP
Guarda Costeira dos EUA irá liderar investigação, junto de equipes do Canadá e da França
Reprodução
Vítimas do submarino Titan oceangate
Reprodução
Suleman Dawood, de 19 anos, gostava de resolver cubo mágico com rapidez
Reprodução/BBC
Navio de pesquisa francês, L’Atalante, aproximadamente 900 milhas a leste de Cape Cod durante a busca pelo Submersível de 21 pés, Titan
U.S. Coast Guard via Getty Images
Navio de pesquisa Deep Energy depois de chegar à área onde estava o OceanGate Titan
Us Coast Guard/Handout/Anadolu Agency via Getty Images
Foto em um tablet mostra Arthur Loibl, um ex-passageiro do “Titan”, em frente ao minisubmarino do provedor Oceangate Expeditions
Armin Weigel/picture alliance via Getty Images
Navio francês L’Atalante fez buscas pelo submersível desaparecido em expedição aos destroços do Titanic
Stéphane Lesbats/Ifreme
As vítimas do acidente com o Titan foram o biolionário aventureiro Hamish Harding; Stockton Rush, CEO e fundador da OceanGate; o bilionário paquistanês Shahzada Dawood e o filho Suleman Dawood; e o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista no navio Titanic.